A influência das cores em sua vida

As cores são ondas e desta forma, interferem diretamente na forma como o ser humano funciona. Acontece que a maioria dos profissionais não sabem disso, e acabam não se preocupando com o que a princípio parece um detalhe, uma simples questão de gosto pessoal, mas na realidade dependendo do tipo de cor que você escolhe para quando coordena um trabalho, ou quando está na frente de um auditório, ou mesmo quando faz contato com outras pessoas, influencia diretamente na energia de seu público ou clientes e na forma como eles irão se relacionar com você e com o mundo.

Isso ocorre porque ao escolher as cores das roupas ou objetos que utiliza você lança um estímulo para as pessoas com as quais interage; por isso é importante saber que cada uma das cores estimula uma emoção diferente. Sob posse desse conhecimento você poderá começar a escolher a cor que usa não necessariamente pela vontade que está naquele dia ou porque é a única roupa que não se encontra amassada no guarda roupa, mas você será capaz de optar pela frequência certa de acordo com o tipo de sintonia que quer gerar na audiência que está trabalhando naquele momento. Então vamos lá!

O primeiro passo é entender o significado geral das cores:

Nós temos as cores frias e as cores quentes. As cores frias são cores mais racionais, as cores quentes são cores mais emocionais. As cores racionais são o preto, o branco e o azul, assim como todas as variáveis, tais como o marrom, o cinza, e o bege. E nós temos as cores emocionais, que são o vermelho, o amarelo, o verde e todas as variações como por exemplo o rosa, o laranja, e todas as cores que você olha e diz “essa é uma cor quente”.

Então se você quer estimular mais a racionalidade da plateia, auditório, dos seus clientes, alunos, escolha cores racionais; se você quer mexer mais com a emoção escolha cores emocionais. Agora fique atento porque dentro da especificidade de cada cor existe ainda um significado, existe uma maneira pontual de como aquela cor vibra e, portanto, coloca as pessoas numa frequência diferente.

O significado de cada uma das cores:

  • Branco: é a cor da paz, da tranquilidade. Quando seu objetivo for provocar uma sensação de paz nas pessoas a cor mais adequada é o branco, por isso é utilizado nos hospitais, onde já existe uma carga suficiente de estímulos externos capazes de acabar com a tranquilidade; nestes casos o branco ajuda a dar uma apaziguada. É uma cor usada também pelas religiões porque ele passa exatamente a ideia da paz, da tranquilidade, da transcendência.
  • Azul: é a cor da cognição, do conhecimento. Se você quer estudar mais ou estimular as pessoas a fazerem isso, ajudando-as a aprender com mais facilidade o azul é a cor totalmente adequada. Se você vai estudar para um concurso, para uma prova, coloque uma roupa azul porque assim você assimila muito mais o conteúdo do que se estiver com outra cor.

cores-2-vob

  • Vermelho: é a cor da paixão, das energias mais “calientes”. Não é por acaso que as tias, ou as primas, como queria, têm a luz vermelha lá na frente de seus estabelecimentos…. Sim, estou falando dos prostíbulos. A correlação é direta pois o vermelho mexe com as energias da paixão, do lúdico mais voltado para a questão sensual, ou sexual; ele provoca esse tipo de vibração. Experimente colocar um pijaminha vermelho para seu bebê dormir e prepare-se para passar a noite em claro! Por outro lado, meninas, tenham uma camisola vermelha no guarda-roupa. E para aquelas que dizem não suportar camisola vermelha porque não conseguem dormir, saibam que o objetivo é exatamente ficar acordada, se é que você me entende.
  • Preto: é a cor da astucia, da inteligência, e é uma cor que te blinda de certa forma das energias externas e de passar as energias internas para fora. Esse é um dos motivos pelo qual é uma cor usada no luto na cultura ocidental, onde se encara a morte como perda. Você precisa de tempo depois da morte de um ente querido para se recompor da dor da perda e o preto te ajuda a se recolher. Já na cultura oriental eles têm outra leitura da morte então o preto não é utilizado lá e sim o branco, pois encaram a morte como uma etapa de evolução espiritual. E por que ele é utilizado em situações que exigem reclusão como o luto? Porque ele é uma cor que fecha os chákras, que fecha a troca de energia entre o seu eu e o mundo exterior. Se você estiver com uma camisa preta, se você fechar o chákra do coração com preto, terá mais dificuldade para trocar energia com o ambiente externo. Isto significa que se você já não está com a energia muito alta e colocar preto vai ter que fazer uma força maior para fazer contato com as pessoas que estão do outro lado. Uma prova de que isso acontece é o fato de preto ser uma cor muito usada no inverno, quer ver? Por que a gente diz que fica quentinho quando estamos com preto? Não é que ele puxa o calor de fora; na verdade a cor preta segura o calor do seu corpo e não deixa esse calor sair, e por isso você fica quentinho. Se ele segura o calor do corpo, segura também todas as outras energias. O pretinho básico é aquela cor que te deixa mais discreto, mas ele te fecha em relação ao que está no lado de fora; se você está numa situação que tem de se abrir o preto não é mais aconselhável, agora se é uma situação que você precisa se proteger o preto vai te ajudar bastante.
  • Rosa: é uma variável do vermelho que também tem a ver com afeto, mas um afeto mais tranquilo, de mãe, afeto de relacionamentos mais serenos. É uma cor relacionada ao romantismo, porém com tônicas de amor e não de paixão.
  • Amarelo: é a cor da alegria. Aliás, fico muito feliz por saber a seleção brasileira tem o uniforme na cor amarela, pois isso nos ajuda a vibrar na frequência da alegria.
  • Laranja: é uma variável do vermelho com o amarelo; ele tem a alegria do amarelo, mas também um toque de paixão, o que significa que provoca emoções um pouquinho mais fortes do que o amarelo é capaz de fazer.
  • Verde: que é lembrado como a cor da esperança, é também a cor da ousadia. Quando você quer se sentir mais corajoso ou ousado o verde pode ser um forte aliado.

cores-3-vob

  • Cinza, bege e outras cores na linha da racionalidade: são cores que chamamos de tons pastéis; eles são mais neutros, então se você enfrentar situações que precisam de neutralidade o bege, o cinza, o marrom, vão fazer isso por você.

Agora eu quero deixar aqui um alerta: é bem importante você ter todas as cores no seu guarda roupa. E porque que? Como cada uma delas tem um papel diferente, é fundamental você colocar um toque de cada uma das cores na sua vida, por que se não tem esse toque no seu guarda roupa, é possível que não tenha também esse toque na sua vida.

Vou dar um exemplo: eu tinha uma aluna que possuía um guarda roupa com peças basicamente nas cores branca e preta; isto quer dizer que o tempo todo ela só usava branco e preto; sempre que saia nas ruas ou estava de branco e preto, ou só de branco, ou só de preto. Um dia, num de meus treinamentos perguntei para ela, porque estava fazendo a escolha de levar a vida em preto e branco. Na hora ela levou um susto e disse que sua vida não era em branco e preto; chegou a ficar ofendida com a minha pergunta, mas depois de alguns meses ela falou para mim: “Marcia aquilo mexeu muito comigo, eu repensei muitas coisas na minha vida, eu me dei conta que minha vida estava virando um filme em preto e branco e eu tinha tirado todas as emoções da minha vida e não era isso que eu queria, e ai eu modifiquei meu guarda roupa, e assim mudando o que estava fora mudou o que estava dentro também e hoje eu sou uma nova pessoa muito mais feliz”.

Isto quer dizer que se você me disser assim: “Marcia eu não vou comprar uma peça vermelha, pois não tem nada a ver comigo” serei forçada a concordar com você; é possível que não tenha mesmo, mas aí talvez seja caso de você se perguntar se não está faltando paixão na sua vida. Às vezes um jeito de inserir a paixão internamente, é começar com uma coisa externa, colocando uma peça vermelha no seu guarda roupa. E já alerto, você vai colocar aquela roupa e vai pensar “não é minha cara” isso porque não é mesmo, uma vez que você não tem aquele sentimento da paixão acontecendo dentro de você, mas quando você muda o externo, automaticamente muda o interno. Então, você começa a usar uma peça daquela cor e quando menos esperar, aquele tipo de emoção foi inserido na sua vida.

cores-4-vob

As mudanças podem acontecer de dentro para fora, ou pelo caminho mais rápido, de fora para dentro; ao mudar as cores que você tinha o hábito de utilizar, quando começar a colocar em seu guarda roupa algumas cores que estavam faltando na sua vida, perceberá que a vida voltará a ter um grande colorido e você se sentirá muito mais alegre, muito mais energizado, muito mais feliz.

E aí qual a cor que você vai escolher para vibrar amanhã ao sair de casa? Faça uma decisão consciente AGORA e deixe sua resposta nos comentários abaixo deste artigo.

Fonte: Marcia Luz

Link para este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *