Entendendo crenças limitantes

As pessoas têm uma quantidade enorme de desejos. Dos mais variados. Um dos mais comuns é o desejo por saúde, beleza e bem estar. Tanto homens como mulheres querem estar saudáveis e ter uma boa aparência. Mas o interessante é que, ao mesmo tempo, muitos homens e mulheres estão totalmente fora de forma e com excesso de peso. Muitas podem ser as razões disso acontecer. Mas têm uma em particular que são as chamadas crenças limitantes.

Essas são crenças que você tem e de alguma forma impactam negativamente a sua vida impedindo você de ir em frente nos seus sonhos e objetivos. Então, por exemplo, o motivo de você estar acima do peso pode ser que você tem uma crença limitante “Impossível viver sem pizza, chocolate e refrigerante. Eu nunca conseguiria.”. Esse tipo de pensamento bloqueia qualquer possibilidade de entrar em forma. Ao dizer isso você está convencendo a si mesmo que nada pode ser feito. Uma forma mais favorável de pensar seria “Têm muita gente que faz uma reeducação alimentar e consegue adotar uma alimentação saudável. Então também posso conseguir.”

Têm gente que desiste dos seus sonhos pois coloca uma crença limitante de que o que está tentando fazer é muito difícil pra ela. Vamos dizer que a pessoa tenho um sonho de passar num determinado concurso público. Tenta uma, duas ou três vezes e desiste. Cria uma crença limitante de que aquilo é difícil demais e ela não têm condições pra isso. Forma melhor de pensar seria “Se outros conseguem, também posso conseguir.”. Esse tipo de pensamento coloca sua mente em posição para continuar batalhando pelo objetivo tendo consciência que com o tempo aliado ao devido esforço irá acontecer.

Os relacionamentos interpessoais também são repletos de situações dessa natureza. Alguém que sofreu uma desilusão amorosa no passado pode criar uma crença que os relacionamentos só trazem sofrimento. Por consequência se fecha para novas oportunidades com medo de que aconteça mais uma vez. Claro que desilusões acontecem, mas uma forma mais positiva de pensar é abrir os olhos para relações que deram certo e considerar que essa também é uma possibilidade válida.

As experiências que temos ao longo da vida fazem nós moldarmos nossa visão de mundo. Experiências desfavoráveis e medos geram crenças que limitam a nossa capacidade de ir em frente. Nesses casos sempre é importante parar e refletir até que ponto isso é uma verdade válida de forma geral. Possivelmente você irá notar que a grande parte das nossas crenças limitantes não são uma realidade de fato. Elas são reais apenas para nós pois nós criamos essa realidade na nossa cabeça.

Fonte: Evolução Pessoal

Link para este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *